Escala Cynefin é suporte interessante nas sessões de coaching
Liderança e Tomada de decisão
“Executivos sábios adaptam suas abordagens para atender a complexidade das circunstâncias que enfrentam.” Com essa frase, David J. Snowden e Mary E. Boone apontam para uma nova perspectiva sobre a liderança e a tomada de decisão. De fato, uma abordagem bem-sucedida em determinada situação pode não surtir efeito em outra. Isso porque o “approach” deve ser específico para cada contexto.
Foi essa crença que levou o galês Snowden, pesquisador da área de administração, a começar a desenvolver, em 1999, quando trabalhava na IBM, a estrutura Cynefin. Ele e Mary E. Boone publicaram um artigo científico apresentando a teoria/ferramenta analítica em 2007, na Business Harvard Review.
A ferramenta Cynefin
A Cynefin, criada para apoiar líderes na tomada de decisão, sugere cinco categorias de situações enfrentadas pelo executivo e respectivas indicações de conduta. É também uma ferramenta interessante a ser usada em processos de coaching e ensinada ao coachee, já que as categorias podem ser aplicadas às diversas áreas da vida, e não apenas ao mundo corporativo. Vamos a elas:
- Situações com contexto simples: nestas situações, o problema é conhecido, bem como a solução. Relações de causa e efeitos são claras; as respostas costumam ser óbvias. Basta atuar na solução;
- Situações com contexto complicado: nestes casos, o problema é conhecido, mas a solução não é tãoevidente, porque existem várias respostas corretas. Um expert (líder) é necessário para auxiliar na solução;
- Situações com contexto complexo: o problema existe, mas a causa não é conhecida. Existe pelo menos uma solução, porém não é identificável por apenas um expert. Imprevisibilidade e riscos são frequentes, o que necessariamente leva a mudanças de planos e de escopo. Pode ser necessária a realização de muitos testes até e chegar à solução;
- Situações com contexto caótico: A relação entre causa e efeito do problema varia constantemente. São situações em que não há padrões nem melhores práticas. É um momento de crise que exige “estancar o sangramento”, ou seja, o líder deve agir para estabelecer a ordem, perceber onde há estabilidade e, então, tentar converter a situação de caótica para complexa para conseguir ampliar as chances de sucesso na administração da questão;
- Desordem: é o cenário em que não se sabe qual dos outros quatro contextos predomina. Para sair desse universo é preciso desmembrar a situação e atribuir cada uma das partes a um dos quatro cenários para então intervir pontualmente.
Cada uma das situações exige uma postura e um comportamento diferente do líder. Em alguns momentos, ele precisa ser assertivo; em outros, estimular a inovação, a pensar fora da caixa, a testar vários caminhos até sentir segurança para decidir qual a melhor solução considerando o tempo que dispõe. Em situações de crise, o líder se vê tomando decisões emergenciais até que o cenário seja mais favorável para propor uma solução definitiva.
Essa teoria pode nos levar a várias reflexões que não se aplicam apenas ao mundo dos negócios. Por exemplo, sobre como organizar tempo e recursos. Sobre a necessidade de ter planos para situações de crise e emergenciais. Sobre a importância de planos de mitigação de riscos.
É importante ter em mente que nem todas as situações são complexas ou caóticas. Portanto, essa classificação nos ajuda a dar o peso certo para cada questão. Não vale a pena enfrentar todos os acontecimentos da mesma forma, gastando o mesmo tempo, a mesma energia. Que tal trabalhar esses pontos com seu coachee? Como é possível aplicar a escala Cynefin para apoiá-lo em decisões que ele precisa tomar no dia a dia?