Como criar vínculo com o coachee?



Como criar um vínculo com o coachee

A chave do relacionamento

Confiança e empatia. A chave do relacionamento entre coach e coachee está aí. Não há como alguém se abrir com o outro, de modo a revelar seus planos e metas, explicitar seus medos e travas, expor suas fortalezas e convidar o outro a caminhar ao seu lado, ajudando-o a atingir seus objetivos, sem que haja confiança. A empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que o outro sente. Portanto, não há como ser empático sem parar, observar e ouvir o outro. Transferindo para o nosso universo, significa que primeiro é preciso acompanhar essa pessoa para depois conduzi-la. Ouvir o que diz e também os silêncios, porque silêncios também são ricos, são momentos de pensar antes de verbalizar. De refletir e formular.

Mas como criar vínculo e confiança desde os primeiros encontros? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre quem mostra interesse pelos serviços de coaching. Por isso resolvemos falar a respeito deste assunto aqui nesta área do blog dirigida especialmente a você, profissional que já atua como coach. É importante que você saiba que, sendo esta uma questão comum entre os usuários – muitas vezes inseguros sobre a forma com que esta relação se desenvolve – o primeiro encontro é uma grande oportunidade para esses esclarecimentos.

O estilo de cada coach

Cada coach tem seu estilo e suas próprias ferramentas para criar empatia, gerar proximidade e abrir a janela da receptividade. Mas é fundamental que os dois lados se sintam confortáveis, abertos e confiantes para o que está por vir. Neste primeiro momento, ocorrem as apresentações de cada um dos lados. Há quem lance mão de temas “quebra-gelo” para buscar a conexão. As perguntas costumam ser bem abertas, apenas como um convite para que o futuro coachee consiga se colocar. Como pano de fundo na condução dessa conversa inicial, você pode usar técnicas de comunicação verbal, corporal e também de programação neurolinguística, além de métodos como o rapport, que gera três comportamentos: coordenação, positividade e atenção mútuas.

É importante que os primeiros encontros sejam produtivos e proveitosos. Sem dúvida, quando você é localizado por meio de indicação, parte deste caminho já está trilhada, porque a indicação já traz consigo uma chancela, a sensação para o potencial usuário dos seus serviços de que “se tal pessoa me indicou este coach, é porque ele é bom” ou “ah, este coach já trabalhou com tal pessoa que eu conheço, então já temos um ponto em comum”!

Sessão master gratuita

Uma grande oportunidade de estreitar a conexão é a sessão inicial gratuita, que é oferecida pela maioria dos profissionais. É o momento em que o coach explica ao futuro coachee sobre como é conduzido o processo, em que o coachee irá expor seu objetivo e em que você, como coach, irá avaliar se é o profissional indicado para conduzir tal processo, considerando suas especializações. É também o momento em que ambos testam se “deu match”, ou seja, se ambos sentem que há ali um bom potencial de conexão e confiança.

Mas como fazer em casos em que não há referência prévia? É aqui que entra a importância de buscadores como o climby, que trabalha com critérios claros, faz uma curadoria dos serviços prestados pelos profissionais cadastrados e avalia a veracidade das informações disponibilizadas, investe em marketing para promoção do Coaching, além de oferecer aos usuários a possibilidade de recomendar os coaches, indicando seus pontos fortes, expertises e opinando sobre suas experiências pessoais. É muito mais do que uma vitrine de serviços, e sim um serviço criterioso de busca, com termômetros reais que podem ajudar a guiar as escolhas. Além disso, todos os profissionais cadastrados em nossa plataforma tem a opção de também disponibilizar e registrar uma sessão master (gratuita), dando ao usuário a segurança e tranquilidade que ele busca para decidir sobre a contratação dos serviços.

E você, já fez seu cadastro em nossa plataforma, detalhando sua experiência, especialidades e certificações?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco


    Marcos Lemos

    Marcos Lemos

    Com mestrado em engenharia elétrica pelo Mackenzie, Marcos Lemos atua na área há mais de 20 anos. Construiu sua trajetória na multinacional sueca Ericsson liderando equipes com perfis variados, o que fez despertar ainda mais seu interesse em estudar sobre comportamento, liderança e desempenho. Decidiu mergulhar no universo do coaching por acreditar na importância da área para o desenvolvimento humano. Além de sua atuação como coach pessoal e executivo desde 2004, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching desde 2011. Suas certificações são reconhecidas pelo Behavioral Coaching Institute.

    Por considerar a área um importante instrumento de transformação social, tanto do ponto de vista pessoal quanto aplicada às necessidades do mundo corporativo, Lemos criou, ao lado dos outros dois sócios, a plataforma climby.

    Fechar
    Marcos Rodrigo

    Marcos Rodrigo

    Formado em engenharia pelo Centro Universitário FEI, sempre se manteve próximo à academia. Fez especialização em administração pela ESAN (Escola Superior de Administração e Negócios) e MBA em gestão empresarial na FIA - Fundação Instituto de Administração.

    As três características que sempre guiaram a carreira de Marcos foram o desejo de empreender – criou sua primeira startup em 1995, quando ainda estava na faculdade -, o interesse por tecnologias e a vontade de atuar com educação e desenvolvimento de pessoas.

    A combinação de fatores resulta na criação da plataforma climby, da qual é sócio e responsável pelo sucesso dos clientes, do portfólio e de parcerias de valor para o mercado de coaching.

    Fechar
    Domingos Alves

    Domingos Alves

    Engenheiro elétrico formado pelo Centro Universitário FEI e pós-graduado em marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Domingos Alves dedicou grande parte de sua carreira à área de tecnologia e telecomunicações, com passagem pela Ericsson e pela Proxim, Inc no Brasil, experiências que deram a ele a expertise necessária para, em 2003, fundar a Avvio Soluções. Com a venda de participação para o fundo Pátria Investimentos em 2014, ainda como sócio, seguiu como vice-presidente de engenharia e TI até 2017. Após esta etapa se dedicou a novos negócios. Atualmente, é sócio e membro do Conselho de Administração da Vogel Telecomunicações S/A, além de empreendedor em diversos segmentos, que tem em comum a solidez das empresas em que investe.

    A união da expertise em TI com seu perfil empreendedor levou Alves a integrar o time de sócios da plataforma climby desde a fase de estruturação do negócio, que ele classifica como uma excelente oportunidade de inovação.

    Fechar