Como criar vínculo com o coachee?
A chave do relacionamento
Confiança e empatia. A chave do relacionamento entre coach e coachee está aí. Não há como alguém se abrir com o outro, de modo a revelar seus planos e metas, explicitar seus medos e travas, expor suas fortalezas e convidar o outro a caminhar ao seu lado, ajudando-o a atingir seus objetivos, sem que haja confiança. A empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que o outro sente. Portanto, não há como ser empático sem parar, observar e ouvir o outro. Transferindo para o nosso universo, significa que primeiro é preciso acompanhar essa pessoa para depois conduzi-la. Ouvir o que diz e também os silêncios, porque silêncios também são ricos, são momentos de pensar antes de verbalizar. De refletir e formular.
Mas como criar vínculo e confiança desde os primeiros encontros? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre quem mostra interesse pelos serviços de coaching. Por isso resolvemos falar a respeito deste assunto aqui nesta área do blog dirigida especialmente a você, profissional que já atua como coach. É importante que você saiba que, sendo esta uma questão comum entre os usuários – muitas vezes inseguros sobre a forma com que esta relação se desenvolve – o primeiro encontro é uma grande oportunidade para esses esclarecimentos.
O estilo de cada coach
Cada coach tem seu estilo e suas próprias ferramentas para criar empatia, gerar proximidade e abrir a janela da receptividade. Mas é fundamental que os dois lados se sintam confortáveis, abertos e confiantes para o que está por vir. Neste primeiro momento, ocorrem as apresentações de cada um dos lados. Há quem lance mão de temas “quebra-gelo” para buscar a conexão. As perguntas costumam ser bem abertas, apenas como um convite para que o futuro coachee consiga se colocar. Como pano de fundo na condução dessa conversa inicial, você pode usar técnicas de comunicação verbal, corporal e também de programação neurolinguística, além de métodos como o rapport, que gera três comportamentos: coordenação, positividade e atenção mútuas.
É importante que os primeiros encontros sejam produtivos e proveitosos. Sem dúvida, quando você é localizado por meio de indicação, parte deste caminho já está trilhada, porque a indicação já traz consigo uma chancela, a sensação para o potencial usuário dos seus serviços de que “se tal pessoa me indicou este coach, é porque ele é bom” ou “ah, este coach já trabalhou com tal pessoa que eu conheço, então já temos um ponto em comum”!
Sessão master gratuita
Uma grande oportunidade de estreitar a conexão é a sessão inicial gratuita, que é oferecida pela maioria dos profissionais. É o momento em que o coach explica ao futuro coachee sobre como é conduzido o processo, em que o coachee irá expor seu objetivo e em que você, como coach, irá avaliar se é o profissional indicado para conduzir tal processo, considerando suas especializações. É também o momento em que ambos testam se “deu match”, ou seja, se ambos sentem que há ali um bom potencial de conexão e confiança.
Mas como fazer em casos em que não há referência prévia? É aqui que entra a importância de buscadores como o climby, que trabalha com critérios claros, faz uma curadoria dos serviços prestados pelos profissionais cadastrados e avalia a veracidade das informações disponibilizadas, investe em marketing para promoção do Coaching, além de oferecer aos usuários a possibilidade de recomendar os coaches, indicando seus pontos fortes, expertises e opinando sobre suas experiências pessoais. É muito mais do que uma vitrine de serviços, e sim um serviço criterioso de busca, com termômetros reais que podem ajudar a guiar as escolhas. Além disso, todos os profissionais cadastrados em nossa plataforma tem a opção de também disponibilizar e registrar uma sessão master (gratuita), dando ao usuário a segurança e tranquilidade que ele busca para decidir sobre a contratação dos serviços.
E você, já fez seu cadastro em nossa plataforma, detalhando sua experiência, especialidades e certificações?