Coach-coachee: comunicação é fundamental para sucesso da relação



A comunicação é ingrediente essencial para o sucesso dos processos de coaching. A relação entre coach e coachee precisa ser de grande proximidade e confiança e depende da interação entre ambas as partes, via comunicação verbal ou não-verbal.

Gestos, expressões, modalidades de voz e entrelinhas dizem muito: apresentam crenças, histórias e trajetória percorrida até ali; indicam desejos e medos. Até mesmo os silêncios são ricos em informação.

Uma pesquisa conduzida pelo laboratório de psicologia da Universidade da Califórnia, nos EUA, indicou as três esferas que compõem a comunicação humana face a face: 55% são mensagens não verbais, 38% acontecem pelo tom de voz e apenas 7% são verbais.

É por meio da comunicação que coach e coachee podem trocar ideias, emoções, objetivos, indicações de caminhos, necessidades de aprofundar (auto)conhecimentos. É fundamental, portanto, que você, que atua como coach, além de ter um cuidado especial com postura, voz, olhar, gestual e percepção aguçada em relação aos demais inputs não verbais, consiga se comunicar verbalmente de maneira clara e efetiva.

Algumas dicas para a comunicação efetiva

Por isso, com base em pesquisas realizadas em alguns livros e plataformas digitais sobre o tema, selecionamos alguns atributos da comunicação efetiva para você aprimorar essa habilidade.

1) Clareza e concisão: é importante que o “outro lado”, o coachee, entenda perfeitamente o objetivo e o conteúdo da sua mensagem. A falta de clareza faz com que o interlocutor tente ler nas entrelinhas ou busque outras interpretações.

O coach deve dar preferência para frases curtas. Selecione a dedo as palavras a serem usadas e evite abrir uma série de parêntesis, que podem levar à perda do foco. Pense que, se algo pode ser dito em duas frases, é esse o espaço a ser dedicado.

Vá direto ao ponto. Não há necessidade de diluir este conteúdo em outras oito frases pela sensação de que é preciso explicar tudo nos mínimos detalhes. Gírias, expressões e exemplos em excesso também atrapalham.

2) Objetividade e assertividade: Se você ainda acredita que a boa comunicação depende do tamanho do texto ou da duração da conversa, esqueça. O coach deve ter em mente que a objetividade e a assertividade da mensagem contribuem positivamente. Relevância, uso de dados de apoio e menção a experiências fortalecem a comunicação.

3) Coerência: estruturar a comunicação em uma ordem lógica pode ser eficiente porque facilita a narrativa e, consequentemente, o entendimento do coachee A coerência é percebida quando os todos os pontos da comunicação estão conectados ao mote principal, sem desvios na rota.

4) Gentileza: é absolutamente necessário tratar o coachee com respeito e gentileza. Sem isso, no lugar de conexão, haverá distanciamento. Na hora do feedback e até mesmo as conversas mais duras podem ser travadas com cortesia e de forma empática

5) Correta: aqui, são dois os sentidos. Primeiro, estamos tratando da necessidade óbvia de utilizar a gramática da forma correta. Segundo, da importância em adequar a comunicação ao perfil do coachee. Para que a conversa seja de fato um diálogo, é necessário que o conteúdo faça sentido para todos os envolvidos.

A efetividade será diferente se o coach abordar um assunto da mesma forma com pessoas de perfis opostos. E, atenção, não estamos falando necessariamente de faixa etária, mas de estilos e backgrounds.

Existem pessoas mais literais, outras mais técnicas; algumas em início de carreira, outras com vinte anos de experiência em cargos de liderança, por exemplo. O repertório e a dinâmica devem mirar no público-alvo.

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    Marcos Lemos

    Marcos Lemos

    Com mestrado em engenharia elétrica pelo Mackenzie, Marcos Lemos atua na área há mais de 20 anos. Construiu sua trajetória na multinacional sueca Ericsson liderando equipes com perfis variados, o que fez despertar ainda mais seu interesse em estudar sobre comportamento, liderança e desempenho. Decidiu mergulhar no universo do coaching por acreditar na importância da área para o desenvolvimento humano. Além de sua atuação como coach pessoal e executivo desde 2004, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching desde 2011. Suas certificações são reconhecidas pelo Behavioral Coaching Institute.

    Por considerar a área um importante instrumento de transformação social, tanto do ponto de vista pessoal quanto aplicada às necessidades do mundo corporativo, Lemos criou, ao lado dos outros dois sócios, a plataforma climby.

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    Marcos Rodrigo

    Marcos Rodrigo

    Formado em engenharia pelo Centro Universitário FEI, sempre se manteve próximo à academia. Fez especialização em administração pela ESAN (Escola Superior de Administração e Negócios) e MBA em gestão empresarial na FIA - Fundação Instituto de Administração.

    As três características que sempre guiaram a carreira de Marcos foram o desejo de empreender – criou sua primeira startup em 1995, quando ainda estava na faculdade -, o interesse por tecnologias e a vontade de atuar com educação e desenvolvimento de pessoas.

    A combinação de fatores resulta na criação da plataforma climby, da qual é sócio e responsável pelo sucesso dos clientes, do portfólio e de parcerias de valor para o mercado de coaching.

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    Domingos Alves

    Domingos Alves

    Engenheiro elétrico formado pelo Centro Universitário FEI e pós-graduado em marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Domingos Alves dedicou grande parte de sua carreira à área de tecnologia e telecomunicações, com passagem pela Ericsson e pela Proxim, Inc no Brasil, experiências que deram a ele a expertise necessária para, em 2003, fundar a Avvio Soluções. Com a venda de participação para o fundo Pátria Investimentos em 2014, ainda como sócio, seguiu como vice-presidente de engenharia e TI até 2017. Após esta etapa se dedicou a novos negócios. Atualmente, é sócio e membro do Conselho de Administração da Vogel Telecomunicações S/A, além de empreendedor em diversos segmentos, que tem em comum a solidez das empresas em que investe.

    A união da expertise em TI com seu perfil empreendedor levou Alves a integrar o time de sócios da plataforma climby desde a fase de estruturação do negócio, que ele classifica como uma excelente oportunidade de inovação.

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