Objetivos: construção do macro ao micro

Como construir objetivos

A construção dos objetivos é o ponto crucial do processo de coaching. É importante que o coachee consiga se expressar e formular suas metas e que o coach consiga captar e apoiá-lo na jornada. Neste contexto, queremos focar este texto no “objetivo dos objetivos”, aquele conhecido como o método S.M.A.R.T., um acrônimo para as iniciais Specific (Específico), Mensurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-Based (Temporal).

Trata-se de um modelo macro cujo objetivo é amparar todas as fases do plano de ação. As metas são definidas com base nos cinco atributos específicos. “S” é o objetivo que se deseja atingir; “M”, os indicadores mensuráveis de atingimento do objetivo ao longo do processo; “A” faz refletir sobre as possibilidades reais de atingir o objetivo ou sobre a necessidade de promover eventuais revisões de rota; “R”, que alguns traduzem como relevante e outros como realista, se propõe justamente a avaliar a relevância do objetivo para a vida e/ou propósito (ou para aquele momento específico) do coachee e também se ele é factível, possível de ser alcançado. Por fim, chegamos à letra “T”, que se refere ao estabelecimento de prazos para a realização do objetivo, jogando para longe os mais secretos desejos, ainda que inconscientes, de procrastinação de cada uma das fases.

O detalhamento dos objetivos

Construída a matriz macro, é o momento de passar para o micro: o detalhamento de objetivos específicos para cada uma das sessões. Definir metas menores a serem atingidas é uma forma de deixar o coachee mais engajado, motivado e comprometido. É importante que seu coachee perceba a evolução, note as conquistas sessão a sessão e enxergue o macro objetivo cada vez mais perto de ser atingido. Ao longo de todo esse processo, é importante que o coach tenha sempre em mente que não é seu papel definir esses objetivos, e sim atuar como facilitador.

E é neste momento que entra a experiência do coach em identificar os principais motivadores e, principalmente, os sabotadores do coachee – que impedirão o avanço dele semana a semana rumo à meta.

Sabotadores são aqueles pensamentos e sentimentos que costumam nos puxar para a zona de conforto, desculpas e justificativas que costumamos encontrar – mesmo que sem perceber – para não tomar uma decisão, para não enfrentar uma situação adversa, para não ficarmos incomodados quando adiamos mais uma vez nossos planos, dando espaço ao conformismo.

A importância da leitura do cenário

Coach, atenção: sua leitura de cenário e atuação neste aspecto é fundamental. Ao coachee, falta o distanciamento necessário para enxergar que certos pensamentos e condutas são sabotadores. Mas ao coach, que enxerga sob outra ótica, o retrato pode aparecer de forma nítida. Captar essas informações é parte importante do seu trabalho. Ao identificar estes sabotadores, o coach pode não só mostrá-los ao coachee como aplicar ferramentas para que eles sejam abandonados, já que são nocivos e capazes de levar à estagnação do processo. Já o reconhecimento de sentimentos motivadores dá ao coach um norte de onde colocar ainda mais “fermento” no caminho da evolução.

E você, o que faz para manter sua percepção sempre afiada para conseguir captar motivadores e sabotadores?

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