Encontre seu coach: Coaching executivo é suporte na busca por produtividade

Um estudo publicado na Harvard Business Review apontou que os CEOs trabalham, em média, 62,5 horas por semana e participam de 37 reuniões neste mesmo período. Conseguir encaixar todos os compromissos numa agenda dessas certamente não deve ser tarefa fácil. Por isso, eles se preocupam tanto em atingir a máxima produtividade. Alguns deles, em entrevistas que concedem vez ou outra, revelam escolhas que fazem no dia a dia que podem contribuir na otimização do tempo disponível e da produtividade.

Dustin Moskovitz, CEO da Asana, por exemplo afirma que para ele é essencial manter um dia da semana absolutamente livre de reuniões para que o trabalho flua. Por isso, instituiu para a empresa toda a regra “No Meeting Wednesdays” (“Quartas-feiras sem reuniões”), para que todos possam produzir continuamente e de forma focada, sem nenhuma interrupção, pelo menos um dia da semana.

A orientação de Elon Musk, CEO da Tesla, a seus funcionários é buscar a comunicação mais direta e efetiva possível para que o trabalho seja realizado. Priorizar o livro fluxo de informações em vez de dar tanto valor a estruturas hierárquicas – analista de uma área tendo de falar com gerente de outra, que irá encaminhar ao diretor que irá levar a questão ao superintendente que, por sua devolverá de volta acionando toda a cadeia….

Dicas dos CEOs

Entre as dicas que os CEOs costumam citar quando falam sobre o tema produtividade estão: realização de reuniões mais objetivas, com horário para começar e terminar; o uso mais frequente do “não”, posicionando claramente quais são suas atribuições e responsabilidades e quais devem ser direcionadas a outras áreas ou profissionais; e-mails que contem sempre com deadlines para cada ação.

Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, afirma mandar menos e-mails para receber menos e-mails de volta, já que cada mensagem pode envolver uma série de outras pessoas que também irão responder copiando todos os demais, gerando um fluxo enorme. “Só mando e-mails quando é absolutamente necessário”. Ainda sobre este assunto, ele sugere que as palavras sejam escolhidas cuidadosamente para evitar ambiguidade, problemas de interpretação e uma enxurrada de novos e-mails pedindo esclarecimentos adicionais para sanar as dúvidas deixadas por uma mensagem vaga.

Cada um tem sua forma de trabalho e suas estratégias para render melhor. Mas sem dúvida o apoio de um coach executivo pode ser muito interessante na busca individual por suas potencialidades e fraquezas quando o assunto é a busca por foco, produtividade e a forma como suas entregas e sua performance são percebidas pelos outros.

Encontre seu coach clicando aqui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *