Coaching: quem, quando, onde e por quê?

O que é Coaching?

O primeiro texto do nosso blog tem o objetivo de colocar todo mundo na mesma página e aproximar você, nosso seguidor, do universo em que atuamos! Queremos explicar de uma forma bastante simples e didática a origem do coaching e os termos mais comuns utilizados nesta área para que daqui em diante você acompanhe nossos textos compreendendo o contexto e percebendo que esta é uma área bastante abrangente, que pode ser interessante tanto para jovens quanto para adultos, tanto para quem quer desenvolver metas pessoais quanto profissionais. Vamos juntos?

Coach, palavra que vem do inglês e significa treinador/instrutor, é comumente associada ao mundo dos esportes. As pesquisas indicam que teria sido usada pela primeira vez por volta de 1830 na Universidade de Oxford (Inglaterra) para designar o responsável por preparar os alunos para suas jornadas acadêmicas. No ano seguinte, seria absorvida pelo mundo esportivo. E teria sido apenas em 1950 a primeira menção na literatura de negócios ligando a palavra à competência de desenvolvimento de pessoas.

Coach nos dias de hoje

Hoje, é sinônimo do profissional que conduz os processos de desenvolvimento pessoal e profissional ao lado de seus clientes, atividade que ganha o nome de coaching. É seu papel ajudar seu cliente, chamado de coachee, a entender, materializar e definir suas metas e desenhar os caminhos para atingi-las. Nada disso é possível, no entanto, sem um mergulho no autoconhecimento, sem uma revisão e ampliação das próprias crenças e entendimentos.

Importante esclarecer que, quando falamos em metas, estamos falando de objetivos específicos para aquele momento e para aquele processo e não de algo genérico ou abrangente demais como “mudar a minha vida” ou “ser mais feliz”. Fazer uma determinada transição de carreira ou ser um gestor com resultados mais consistentes seriam exemplos de metas na área profissional. Resgate da autoestima ou redução de peso, no campo pessoal. Buscar mais organização e concentração nas tarefas ligadas à escola ou à preparação para o vestibular são exemplos de processos muito comuns de coaching para jovens. A busca por resultados efetivos pode acontecer em diversos contextos: pessoal, profissional, social, familiar, espiritual, financeiro.

O poder da meta

Em todos esses exemplos, percebe-se que a meta já está definida. A questão é que nem sempre, sozinha, a pessoa consegue vislumbrar “como chegar lá”: quais os passos e obstáculos, que atitudes contribuem, qual o tempo para que isso ocorra, qual a ordem cronológica das ações necessárias, o que deixar de lado, o que trazer pra perto. Enfim, o coach é o profissional ideal para contribuir com este “plano de ação” e conduzir (leia-se também planejar, apoiar e encorajar) seu coachee durante este processo de reflexão e evolução.

O coach pode ter backgrounds diversos no que diz respeito à graduação ou pós-graduação, mas não é sua formação técnica prévia (se médico, engenheiro, arquiteto, nutricionista, economista, professor) que determina sua atuação, e sim seu conhecimento aprofundado, tanto teórico quanto prático, nas técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas durante o processo de forma a apoiar o coachee a ampliar seu autoconhecimento, buscar respostas e definir as ações para atingir a meta no tempo desejado.

Além da formação em Coaching, um conhecimento adicional em diversas ciências, entre elas administração, psicologia, recursos humanos e planejamento estratégico podem contribuir para a evolução do processo.

Com essas informações em mãos, que tal agora procurar um coach que possa te apoiar na conquista do seus próximos objetivos?

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *