Coach com visão empreendedora precisa se posicionar como uma empresa

O aumento da oferta de serviços de coaching demanda cada vez mais profissionalização para se diferenciar no mercado e ampliar a atração de clientes. O coach com visão empreendedora precisa se posicionar como uma empresa e se estruturar para executar as atividades dos diversos departamentos desse negócio.

A grande maioria dos coaches trabalha sozinha, de forma autônoma. Por isso, é necessário lançar mão de ferramentas que facilitem a gestão e execução das diferentes atividades do dia a dia. Mantendo a analogia com uma empresa, apresentamos a seguir algumas dicas e orientações para quem quer estruturar as áreas de marketing, comercial, atendimento ao cliente e financeira.

1) Marketing

Assim como a marca de uma empresa contribui para atrair o cliente e gerar identificação, o mesmo vale para o coach. Antes de mais nada, é necessário construir seu posicionamento, apresentando de forma atrativa e clara o que é oferecido, quais são seus pontos fortes e diferenciais.

É importante colocar no papel essa forma de se apresentar e lapidar o conteúdo, que deve ser usado nos materiais de divulgação e em todos os canais de comunicação. Depois de criar o discurso, não deixe de testá-lo com várias pessoas para garantir sua efetividade.

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Sua empresa pode ter um nome fantasia, mas é comum que coaches que trabalham sozinhos optem por utilizar o próprio nome, assim como acontece com profissionais liberais de diversas áreas. Afinal, o nome do profissional já é uma marca conhecida por muita gente.

Criar uma identidade visual contribui para fixar a marca na cabeça do cliente. Para quem tem recursos para investir, uma boa opção é buscar o apoio de designers especializados que buscam reforçar os atributos do profissional/empresa no layout. Mas se isso não for possível, há plataformas gratuitas na internet que possibilitam criar logomarcas e materiais de papelaria, como cartão de visitas e templates de documentos como propostas e relatórios.

2) Comercial

A principal dificuldade de quem está começando a atuar como coach é conquistar clientes-coachees. Um bom ponto de partida é reforçar o networking e ativar suas próprias redes de relacionamento, apresentando seu trabalho para amigos, ex-colegas e conhecidos.

Oferecer uma sessão experimental gratuita é uma estratégia bastante utilizada por coaches para converter leads em coachees. Essa sessão contribui para fazer com que o potencial cliente entenda, na prática, como funciona o processo.

Existem plataformas especializadas em listar serviços de coaching e fazer a conexão com coachees. Participar desses canais é fundamental para o coach se posicionar no mercado e marcar presença onde a concorrência também está.

As mídias sociais também são veículos relevantes para oferecer seus serviços. O LinkedIn, muito usado para interação profissional, é especialmente recomendado para esse fim. Além de posts e compartilhamento de notícias, permite publicar artigos aprofundando suas ideias sobre temas ligados ao coaching e interagir com pessoas relevantes da área.

Nas redes tradicionalmente usadas para postagens pessoais, como Instagram e Facebook, a recomendação é ter atenção à mistura de temas. Para quem faz um uso intensivo para postar fotos de família ou de eventos, pode valer a pena criar perfis específicos para uso profissional.

3) Atendimento ao cliente

O cuidado em todas as etapas do atendimento ao cliente é uma característica fundamental do coach-empreendedor. Os textos das propostas devem estar claros, bem escritos e, de preferência, em um layout próprio do profissional.
Seja o atendimento presencial ou online, é preciso dar atenção ao momento das sessões. O espaço usado para receber ou conversar com o coachee deve ser organizado e tranquilo, sem excessos e ruídos que tirem a concentração.

No caso das sessões virtuais, o uso de ferramentas digitais para videochamada que sejam amigáveis e seguras é um diferencial cada vez mais relevante. Para garantir rapidez no atendimento, o coach deve ter à mão conteúdos e materiais de apoio que possam ser compartilhados com o coachee. A centralização de várias atividades em uma mesma plataforma possibilita agilizar e otimizar investimento.

Na finalização do trabalho de coaching, o coachee deve receber um feedback completo e orientações para seguir a partir daí. Para quem atende funcionários e executivos de empresas, é necessário enviar também à companhia contratante um relatório sucinto de finalização do atendimento. Esse documento deve garantir a privacidade do que foi discutido com o coachee e ele deve ter conhecimento do que será entregue à companhia.

4) Financeiro

Os serviços de coaching são procurados por pessoas físicas e também fazem parte do portfólio oferecido por empresas a seus funcionários e executivos. Prestar serviço a empresas envolve uma série de exigências. Portanto, é necessário ter sua empresa formalizada, enviar proposta e discriminar o serviço que será prestado. E, ainda que o atendimento a pessoas físicas envolva menos demandas, também deve ser tratado de forma profissional.

A abertura de uma empresa envolve custos e requer uma série de etapas burocráticas. Para quem está começando, pode valer a pena formalizar-se como microempreendedor individual (MEI), que tem carga tributária reduzida. Para isso, o faturamento anual deve ser de até R$ 87 mil por ano, o titular não pode ter participação em outra empresa e é necessário que o serviço prestado se enquadre na lista de atividades previstas. Caso não atenda alguma das condições, há outras opções para formalização, como a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou ainda Empresário Individual (EI).

O coach-empreendedor não pode descuidar também da gestão financeira de seu negócio. Controle as receitas e os custos de seu negócio. Uma cilada comum quando se trabalha de forma autônoma e que precisa ser evitada é misturar o caixa pessoal com o da empresa.

A Climby oferece diversas ferramentas e recursos para profissionalizar e facilitar a atuação do coach no relacionamento com seus clientes. O serviço Engage, gratuito, é um ambiente de negócios e informação que une coaches a coachees.

A plataforma One Solution foi criada para organizar e profissionalizar o atendimento e os processos de gestão do coach. Entre suas funcionalidades, possibilita gerenciar todas as etapas do atendimento aos coachees e acompanhar fluxo de caixa. A gestão de marketing é outro diferencial, permitindo que cada coach crie um site próprio dentro da plataforma, ampliando sua visibilidade.

Para entender como a Climby pode ajudar seu trabalho no dia a dia, acesse climby.me e cadastre-se gratuitamente.

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